Irmandade significa a comunhão de interesses em ser administrados ou, uma comunidade de ideias comuns, uma confraria com pessoas de mesmas aptidões, uma congregação unida para decidir, uma sociedade cujos membros formam uma agremiação que pode ser esportiva, ou ainda, a fraternidade, o parentesco entre irmãos.
O Grêmio como instituição esportiva tem todos os predicados das significações acima, menos uma, a última, que o prejudicou em duas ocasiões nos seus interesses nas renovações de contratos de dois profissionais.
Fraternidade pode se considerar um conceito filosófico profundamente ligado às ideias de liberdade e igualdade, embora se saiba que as pessoas se organizam em fraternidades com objetivos materiais, religiosos, sociais e etc., se irmanam para isso. Nesse aspecto a irmandade fraternal, o corporativismo de irmãos pelos objetivos materiais (dinheiro) sobrepujou qualquer princípio filosófico. Luta desigual do Grêmio diante de uma irmandade de cinco irmãos. No caso do irmão Jonas, dois defendiam seus interesses: Diego e Tiago. De forma inteligente os três deixaram o tempo passar. No momento oportuno, depois de diversas propostas aceitaram uma. A irmandade esperta se aproveitou de um contrato mal redigido pela direção gremista, em que uma clausula fixava a liberação do jogador em valores irrisórios. Condenar a irmandade por falhas de outrem? Não. Negócio é negócio. O outro irmão, Assis, esse de Ronaldinho, buscou o mercado futebolístico para saber quem pagava mais. O Grêmio esteve no páreo, junto com o Palmeiras, mas o Flamengo levou a melhor. Dizem que as propostas dos três clubes eram semelhantes. Então, porque Flamengo levou vantagem? Talvez em razão de que o representante do Milan, clube ao qual Ronaldinho estava vinculado sentiu maior garantia em receber o dinheiro da liberação em torno de 9 milhões de reais.
Quem sabe também, Ronaldinho preferiu os pagodes, as praias do Rio de Janeiro.
A verdade é de que o Flamengo apresentou um projeto a Traffic – a maior agência de marketing esportivo da América do Sul – que aceitou e ocorreu a contratação do jogador. O Grêmio perdeu uma grande oportunidade de ganhar dinheiro. Somente quando surgiu a hipótese da contratação de Ronaldinho o número de sócios aumentou em mais de três mil, afora outros possíveis negócios. A bem, ainda da verdade, como desculpa ao Grêmio o mercado carioca em termos de patrocínios tem maior vantagem nacionalmente, além do Flamengo possuir a maior torcida do país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário