Desempregado há quase um ano, encontra imensa dificuldade em ter um emprego regular. A difícil situação em busca de trabalho provém de parcos conhecimentos gerais. O ensino fundamental é incompleto. Trata-se do chamado analfabeto funcional. Certo dia lhe procura um individuo bem arrumado e não menos falante oferecendo emprego. A possibilidade de trabalho reflete-se no rosto alegre do excluído socialmente. Para tanto o desconhecido solicita documentos necessários: carteira de trabalho, identidade, CPF. De posse da documentação o sujeito informa que em dois ou três dias a situação se resolverá e o emprego garantido. Para isso fornece um endereço onde deverá encontrá-lo. No prazo estipulado, alegre e satisfeito, o iludido futuro empregado descobre que o endereço é falso. Tempo depois recebe uma constrangedora notificação: é intimado pela Justiça para dar explicações, sob pena de prisão. Evidentemente que ele foi induzido a servir interesses alheios de forma criminosa. Sua documentação foi usada de modo ilícito para falcatruas, entre elas o estelionato. A pessoa que é usada por terceiros para negócios fraudulentos é chamada no jargão policial de laranja.
É importante frisar que o assunto a seguir nada tem a ver com laranjas de ações criminosas, mas nem por isso deixam de ser laranjas.
Farroupilha está servindo de laranja. Uma moça é eleita Miss Brasil representando a cidade e nem daqui é. Usa um subterfúgio para se candidatar. Como sua cidade, Canoas, já tinha representante, buscou Farroupilha para dar sentido legal ao concurso. Aliás, isso é useiro e vezeiro em concursos de beleza, a utilização desse tipo de artimanha. Por algum motivo escolheu Farroupilha e será que ela teve permissão para usar o nome da cidade? A canoense, sem muita gente saber, transformou Farroupilha em terra de miss e de laranja. Não sei o que determina o regulamento do concurso, mas se há necessidade de comprovação de residência, a canoense praticou o crime de falsidade ideológica.
Farroupilha além de cidade laranja da beleza é também no esporte.
O tradicional Santos F.C. clube de futebol por excelência, está enveredando para o futsal fortemente, até com a contratação do craque Falcão. O clube não tem tradição salonista e veio fazer de Farroupilha, laranja. Como uma agremiação de futsal farroupilhense tem direitos adquiridos para disputar a Liga Nacional e Taça do Brasil os santistas aqui chegaram para buscar credenciais e disputar aquelas competições. Em troca da laranjada, ao que se diz, o Santos deverá oferecer jogadores a SERC Brasil. De repente quem sabe Neimar vem a Farroupilha jogar pelo Brasil. No sentido pejorativo, então, Farroupilha cidade laranja.
Nenhum comentário:
Postar um comentário