terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

BRUMAS; BRUMADINHO


O substantivo feminino bruma estabelece relações especificamente com a meteorologia, fenômeno atmosférico que tem semelhança com nevoeiro, cerração, nebulosidade, episódio causado por gotículas de água suspensas e, com isso tem como efeito diminuir a visibilidade, embaciar a visão, acontecimento que ocorre principalmente em regiões úmidas, em lugares de razoável altitude.
Bruma tem sentido figurado. Simbolismo de algo incompreensível dificultando o entendimento de alguma coisa, figuração de coisa vaga, incompreensível.
O sentido conotativo de bruma está ainda ligado aquilo que é não claro, nem escuro, meia-luz, penumbra.
Assim, nesse contexto confuso de nem luz, nem escuridão, penumbra, pode conter cenários misteriosos, o sobrenatural, fantasias, coisas fantasmagóricas.
Clássicos filmes como As Brumas de Avalon e Brumas do Passado, tem como roteiro esse tipo de misticismos.
Brumadinho situa-se na grande Belo Horizonte, entre serras da Mata Atlântica, localizada um pouco mais de 700 metros de altitude, o que invoca dizer, que atmosfericamente a bruma é pertinente. No modo conotativo, na tragédia, o trágico desenlace ficará marcado nas brumas do passado.
                                                    *** ***
Brumadinho atrai o turismo, cultural e ecológico. A belíssima paisagem, bucólicos cenários, são atrativos para visita de turistas. Grandes mananciais de água são encontrados na região, como também reservas de água mineral que os brumadinhenses afirmam ser a maior do mundo. Junta-se a todo esse encanto da natureza o Instituto Inhotim, sede de um dos mais importante e valioso acervo de arte contemporânea no Brasil. Além disso, o Inhotim é considerado como maior museu aberto do mundo com sua flora diversificada e suas 1.500 palmeiras de variados espécimes.
Para atender os turistas, por tudo aquilo, Brumadinho possui inúmeras pousadas. Uma família paulista se instalou numa daquelas para conhecer todo aquele maravilhoso conjunto. A família acabou sendo dizimada pela morte, pelo destroços da barragem.
                                                   *** ***
Um time de futebol, algumas vezes, na escalação da equipe poderá ter alguns desfalques, de ordem médica ou física. Corriqueiro na atividade futebolística. Goleiro que teve uma contusão, meio-campista com distensão muscular, atacante suspenso pela expulsão em jogo anterior.  Há jogadores com problemas mais grave, físicos ou médicos impossibilitados na pratica do esporte, mais continuam vivendo a vida.
O Canto do Rio é um time amador de Brumadinho. Dois de seus jogadores foram vítimas no acidente no fatal da desastrosa represa. Desfalcarão para sempre o time, e tristemente a vida
                                                      *** ***
Alguns políticos mineiros receberam doações para campanha eleitoral de diversas mineradoras, principalmente da Vale. A Assembleia Legislativa de Minas Gerais não ousou investigar o desastre de Mariana através de uma CPI. Pretendem agora os deputados investigar de Brumadinho. Alguém acredita? Doações serve também como um cala boca.
                                                     *** ***
O governo concorda que o efetivo de fiscais é ínfimo para fiscalizar barreiras. Enquanto isso deputados federais chega a ter 50 assessores parlamentares, mesmo número para deputados na Assembleia do Rio de Janeiro. Outras assembleias são mais pródigas, não tão perdulárias. Assembleia do Rio Grande do Sul os assessores giram em torno de 15 a 18.
                                                     *** ***

                                                   



Nenhum comentário:

Postar um comentário