São três amigos esquisitos, muito esquisitos. Um trio excêntrico, de comportamento estapafúrdio, de atitude extravagante, de relacionamento estranho, que chega a se dimensionar como um triângulo amoroso bastante esquisito, na verdade muito esquisito.
Pedro Ernesto é um dos amigos esquisito. Muito esquisito. Esquisito demais.
Tão esquisito como um pierrot, ou seja, um triste palhaço. Pierrot é um personagem de uma forma de teatro do século XV com apresentações que eram feitas pelas ruas e praças públicas. Pierrot vestia-se de modo desusado com roupas largas e brancas misturada às vezes com metade preta. A cara branca e uma lágrima desenhada caída abaixo dos olhos, figura de um triste palhaço.
Pedro Ernesto não se veste tal e qual um pierrot, mas usa uma roupagem meio esquisita. No entanto igual ao pierrot, Pedro Ernesto tem por característica de comportamento sua ingenuidade que é vista como um bobo, alvo de brincadeiras e gozações. É sujeito de bom coração que acredita e confia nas pessoas. Em certos momentos mostra-se solitário, lunático, alienado e distante inconsciente da realidade. Muito esquisito.
Isabel Maria é a amiga esquisita. Na história do teatro popular de uma época em que Pedro Ernesto seria o Pierrot, consequentemente Isabel Maria a Colombina. Colombina é uma serva ou empregada de alguma dama. Trata-se de uma moça linda e inteligente, de humor refinado e irônico, sempre envolvida em intrigas e fofocas.
Isabel Maria não é serva de ninguém, nem empregada de alguma dondoca. Na verdade é muito independente, além de atraente, linda e inteligente. Como toda jovem decidida e liberta é espevitada e fogosa, com um jeito de ser meio lambisgóia, afetada por suas atitudes muito esquisitas.
Otavio Augusto é o terceiro dos esquisitos. Alegre, fantasioso, enfim brincalhão, diverte a todos com seu jeito de ser. Parecido com o Arlequim, o terceiro componente do teatro popular de antigamente que tinha como função restrita divertir o público durante os intervalos de um ato para outro, com roupas espalhafatosas e trajes multicoloridos.
Por todas essas ilações entre os personagens os três amigos resolveram brincar o carnaval no clube da cidade e para tanto, não poderia ser diferente e fantasiaram-se de Pierrot, Colombina e Arlequim. Na peça teatral Pierrot é um apaixonado por Colombina, mas na verdade sua atração física é Arlequim, Arlequim que á a paixão de Colombina. No teatro, na ficção, assim se entende o estranho triângulo amoroso. Na realidade Pedro Ernesto como se sabe é o Pierrot, Isabel Maria a Colombina e Otavio Augusto o Arlequim. Assim compreende-se Pedro Ernesto que diz gostar de Isabel Maria, que ama Otavio Augusto, mas não é correspondida. Na verdade o triângulo amoroso une Pedro Ernesto a Otavio Augusto e descarta Isabel Maria. Tudo muito esquisito. No relacionamento teatral de Pierrot, Colombina e Arlequim há uma antiga marchinha carnavalesca intitulada Pierrot Apaixonado que põe em dúvida o amor entre eles. Colombina frustrada com o amor não correspondido mandou Pierrot tomar sorvete com Arlequim. Que coisa muito esquisita. Esquisitissima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário