"Se fez Justiça" é a expressão usual quando o resultado de um julgamento agrada particularmente a uma pessoa e uma maioria, como há a exclamação do tipo "foi uma injustiça", quando um individuo ou uma coletividade não aceita, sente-se injustiçado, quando um julgamento não satisfez suas aspirações.
Na verdade a Justiça se faz, é obtida após um julgamento de um tribunal onde um juiz e um juri ou ministros de um tribunal superior, condenam ou absolvem indiciados. Dessa forma, mal ou bem, em conformidade com o Direito, decididamente se fez Justiça.
Consequentemente se fez justiça, mediante a absolvição de seis ministros do STF, com José Dirceu e seus companheiros como acusados de formação de quadrilhas, o que significa dizer que Zé Dirceu, Delubio e o outro José, o Genoíno não são quadrilheiros, ou seja, não pertencem a um bando de ladrões, assaltantes ou malfeitores. Zé Dirceu e sua turma dessa mácula estão livres, porque ao pé da letra se fez Justiça, quer queiram ou não queiram, como não queria a direita reacionário comandada por uma extremada revista ideológica conservadora, elitizada, de pensamento direitista totalitário.
Dessa forma os três acusados e absolvidos como quadrilheiros, podem assim serem chamados como componentes de um contradança de salão, ou participarem de uma quadrilha, a dança popular em festas de São João. Em termos de Justiça nunca é demais esquecer a expressão latina"dura lex, sed lex",embora muita gente ache que as vezes a lei não é tão dura assim
Nenhum comentário:
Postar um comentário