sexta-feira, 2 de maio de 2014

São 8 gaúchas entre as 10 melhores

Oito cidades gaúchas entre as 10 melhores brasileiras na distribuição de renda

Gini é uma medida usada para calcular a desigualdade de distribuição de renda. Sua elaboração consiste em números entre zero e 1, onde zero significa a completa igualdade de renda (onde todos tem a mesma renda) e 1 compreende a completa desigualdade de renda (onde uma pessoa tem toda a renda)
No ranking divulgado essa semana, entre as 10 melhores cidades brasileiras, oito são gaúchas. Cidades de padrão norte europeu, da Escandinávia. Muito parecidas com o estilo de vida da Europa, afinal das oito cidades gaúchas, a grande maioria (sete) são de colonização alemã. Outros dois detalhes: a maioria (sete) localiza-se no Vale do Cai; uma única na situada na Serra Gaúcha, Campestre da Serra.
São José do Hortêncio, é a cidade brasileira número um pelo índice do Gini, ou seja, o município, mais igualitário, o de menor desigualdade de renda, com o índice de 0,28. Tem um pouco mais de quatro mil habitantes, a grande maioria de origem alemã, localizada no vale do Cai e que tem a taxa de analfabetismo de somente 1º%.
As 10 cidades mais igualitárias, de melhor distribuição de renda são:
1º) São José do Hortêncio;  2º) Botuverá (SC);  3º) Alto Feliz;  4º) São Vendelino;  5º) Vale Real; 6º) Santa Maria do Herval;  7º) Campestre da Serra;  8º) Tupandi;  9º) Córrego Fundo (MG); 10º) Morro Reuter.





Nenhum comentário:

Postar um comentário