terça-feira, 16 de janeiro de 2018

O pau de selfie

A maneira de expor-se publicamente, de forma rápida, tecnicamente moderna é o uso da selfie, palavra inglesa que traduzida significa autorretrato. Esse modo de expor-se é antigo. Famosos pintores revelaram-se exímios retratistas. Historicamente afirma-se que era a maneira pela qual eles, através da imagem, buscavam descrever o seu aspecto, revelavam o caráter, qualidades e defeitos. O holandês Rembrandt  foi um dos mais ativos na produção de autorretratos, entre 40 a 50 imagens pintadas. Começou com seu primeiro autorretato na idade de 23 anos. Seus autorretratos em série eram mostras de suas características, seu aspecto fisionômico pelo passar do tempo. Pode-se entender também que pelo seu caráter tratava-se de um homem vaidoso, de mostrar talvez seu aspecto, a figura de uma pessoa deslumbrante, atraente, enfim bonito, o que em seus autorretratos não condiz com a  realidade. Nos dias de hoje pode se imaginar pelas selfies quantos “rembrandts” estão por aí.     
 Selfie é aquela foto utilizando-se o celular, que tem o recurso de ser tirada pela própria pessoa com aquele acessório adaptado que permite ampliar o alcance da câmera, conhecido popularmente como o “pau de selfie”, que pelo nome estranho é motivo de gozações e piadas. O fenômeno das selfies pode ser compartilhado na internet entre um sem número de pessoas ou talvez para a decepção de muitos retratistas por ninguém. Selfies aparecem simplesmente, ridiculamente engraçadas, caretas que viram memes, que aparecem em sites humorísticos.
Em contraposição há fotos artísticas em que se posiciona por trás do retratado alguma coisa, em segundo plano, algo colocado cuidadosamente ou que aparece aleatoriamente para embelezamento do retrato. Existem ainda registros fotográficos importantes com familiares, com amigos, para servirem no futuro as recordações de um passado. Fotos com famosos, com celebridades. Selfies com a pessoa retratando sua volta delicada beleza de uma paisagem, ou simplesmente a bucólica natureza. Selfies trata-se de um fenômeno social em todo o mundo com milhões de visiulações. Pelo seu fenômeno e repercussão mundial Selfie é a palavra mais conhecida e usada em todo o planeta.
O Brasil certamente ocupa no ranking mundial um dos primeiros lugares com o uso de selfies. A empresa Samsung encomendou uma pesquisa envolvendo usuários brasileiros. De acordo com a pesquisa metade dos entrevistados utilizam a selfie para registrar seu estado espírito, por diversão. A adesão da população brasileira chega a 90% principalmente nas classes C e D. 58% tiram suas selfies quase todo o dia. 12% garantem que com certeza, cotidianamente é registrada alguma selfie. A pesquisa informa ainda que 72% dos entrevistados gostam de incluir sua imagem junto com outras pessoas. Em segundo lugar, 34% dos retratados gostam de selfies em meio a diversas coisas. 29% gostam da foto individual aquela do “eu sozinho”.

Quanto ao famigerado pau de selfie, foi realizada também inusitada pesquisa. Os entrevistados, 33% responderam que sim usariam sempre que necessário o pau de selfie. Outros 30% informaram que fariam uso em muitas vezes. 14% usariam ocasionalmente, 17% talvez usassem e 1% afirmou que jamais usariam o pau de selfie  

Nenhum comentário:

Postar um comentário