quarta-feira, 16 de junho de 2010

Copa do Mundo

Os americanos do norte ficam loucos de inveja e não aceitam o sucesso do futebol, um esporte praticado preferencialmente com os pés e como se sabe anatomicamente, partes dos membros inferiores. Para eles, por ilação, um esporte inferior, apesar dos milhões de adeptos, praticantes e simpatizantes, em todo o mundo. Inaceitável para o esportista americano e por isso aquele misto de rancor e desgosto que o futebol tenha um evento magnífico a cada quatro anos como uma Copa do Mundo e a participação de aproximadamente 200 países a partir dos jogos em sua fase eliminatória, número maior que países filiados a ONU.
O futebol, soccer como por lá eles chamam, praticado com membros inferiores, supera em muito os tradicionais esportes americanos, o que se trata quase um desaforo à consciência esportiva norte-americana, povo que se julga superior em tudo, especialmente nos esportes pela prática esportiva com os membros superiores, basicamente as mãos como futebol americano, beisebol e basquetebol.
O futebol tornou-se popular pela maneira simples de jogar. Basta uma bola, jogadores e
um campo de jogo. Tem uma história longa e antiga. Desde os primórdios historiadores desconfiam de vestígios de jogos de bola em diversas culturas. Na China antiga, por volta de 3000 a.C. os militares chineses praticavam um jogo que na verdade era um treino militar. Guardas se agrupavam para chutar a cabeça dos soldados inimigos. Com o tempo formaram duas equipes. O crânio dos soldados aprisionados e mortos, a bola
No Japão antigo foi criado um esporte parecido com o futebol atual praticado por integrantes da corte do império japonês. A bola era feita de fibras de bambu, regras estabelecidas, contato físico proibido, duas equipes cada uma com oito jogadores.
Os gregos criaram um jogo por volta do século I a.C. Nesse jogo soldados gregos dividiam-se em grupos de nove jogadores de cada lado. Na cidade grega de Esparta os jogadores, também militares, usavam uma bola feita de bexiga de boi cheia de areia ou terra. Disputado em campo grande, cada equipe era formada por 15 jogadores.
Na Itália medieval apareceu um jogo denominado “gioco del cálcio”, praticado em praças e 27 jogadores em cada equipe e que deveriam levar a bola até dois postes nos dois extremos da praça.
O futebol chegou à Inglaterra no século XVII e no passar do tempo foi organizado e sistematizado com regras claras e objetivas, praticado por jovens da nobreza inglesa, para depois mais tarde se popularizar totalmente.
Um paulista de nome Charles Miller trouxe da Inglaterra para o Brasil em 1894 a primeira bola de futebol. No principio o futebol era praticado pela elite paulista. Negros estavam proibidos de jogar.
Jamais alguém poderia imaginar nos primórdios, no passar dos séculos que o futebol seria o negócio bilionário de hoje, como a Copa do Mundo na África do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário