Ano Novo, reveillon, é um evento que acontece quando uma cultura celebra o final de um ano e o começo do próximo. Na tradição da cultura ocidental o fim de um ano e o começo de um outro, que acontece entre 31 de dezembro e 1º de janeiro, é o momento conhecido como a passagem do ano, que parece sugerir um recomeço de vida.
E para que isso aconteça da melhor maneira, com toda a felicidade e sucesso, necessário cumprir determinado ritual com hábitos arraigados a cultura popular brasileira.
A tradição pela crendice obriga a fazer certas simpatias. Mesmos os descrentes, os não levados por superstições, são envolvidos pela tendência instintiva da apreciação por amuletos, a busca por talismãs, para que tudo do melhor realiza-se.
Assim é que antes do início da comemoração tradicional a casa deve ter sido varrida de trás para frente colocando todo o lixo fora, o que significa um bom agouro.
O asseio corporal ideal foi feito com banho de ervas que serve como purificação e energização. Em relação a roupa é importante usar a indumentária, conforme tradição e exigência do momento, que no caso é aquela de cor branca. Até peças intimas, calcinhas e cuecas além de brancas, novinhas em estreia. A cor branca justifica-se: trata-se da junção de todas as cores da imagem. É definida como a cor da luz, cor que reflete todos os raios luminosos surgindo com clareza e pureza, cor protetora contribuindo à paz e ao conforto, alivia a sensação de desespero, ajuda a limpar e aclarar as emoções, os pensamentos e o espírito, tudo que o ser humano deseja.
Como costume cultural a última refeição do ano, que continuada serviu para ser a primeira do ano novo, um lombinho ou pernil de porco vai muito bem. Não faltou a salada de sete frutas diferentes o que significa fartura. Espumante Gotas de Cristal, o acompanhamento popular indispensável para o brinde.
Claro que o consumo de aves, como peru e frango que ciscam para trás e o caranguejo que anda para os lados, jamais foram pensados como comestíveis.
Em termos de comida não faltou saborear a lentilha o que significa não faltar dinheiro.
Para garantir ainda mais dinheiro sete grãos de lentilhas foram embrulhados e distribuídos entre os presentes. À meia-noite não houve espocar de foguetes, mas foi feito muito barulho com gritos, apitos, palmas para afastar os maus espíritos. Não foi esquecido subir numa escada significando ascensão na vida profissional.
No momento da passagem do ano o brinde, seguindo o ritual. Com a taça de Espuma de Prata na mão foram dados três pulinhos sem derramar uma gota. Em seguida o liquido jogado para trás, significando que tudo que aconteceu de ruim ficou no passado.
Assim foi feito, tradição e ritual cumpridos, as simpatias feitas. Sorte, muita sorte mesmo, principalmente com o sorteio da Mega da Virada em 2012.
*** ***
Verão, calor, e como sempre vou andar por aí. Não me afasto do leitor. Nesse espaço as colunas serão publicadas. Afinal estamos em tempos modernos, da internet.
Nenhum comentário:
Postar um comentário