No jargão jornalístico plantar uma notícia é aquela situação em que o sujeito junto a imprensa informa determinado fato, que sempre diz respeito a ele, ao seu interesse. O repórter acreditando nas declarações do sujeito noticia o fato, nem sempre verdadeiro.
Então quando a questão envolve político "plantando notícia" deve se desconfiar muito, nem sempre acreditar.
Pois vejamos. Tempos atrás o senhor Sergio Rossi declarou em duas ou três vezes que colocava seu nome a disposição do partido (PMDB) como candidato a prefeito. Ora ninguém é bobo. Todo mundo sabe que o candidato do partido é Ademir Bareta. Por que então plantar esse tipo de notícia? Verificar prestígio? Sentir a repercussão do fato? Pensar em ser vice?
Outro tipo de "plantação de notícia". O senhor Fabiano Feltrin por diversas vezes declarou que seria candidato por seu partido (PP). Recentemente negou tudo. Deseja o quê? Repercussão positiva? Essa não ocorreu. Ninguém é bobo. Todos sabemos que o PP continuará aliado ao PMDB. Lançar candidatura própria é um risco. Preferível ser vice e garantir os cargos em confiança no próximo governo municipal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário