sexta-feira, 31 de agosto de 2012
Rio Grande atrasado
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) revelou que o Ensino Médio nas escolas gaúchas está deficiente, decepcionando educadores, porque não dizer, vergonhoso. A meta a ser atingida, índice de 4,0, pelas escolas da rede pública e privada ficou aquém da otimização idealizada, obtendo o resultado sofrível de 3,7 o que coloca o Rio Grande do Sul em oitavo lugar no ranking nacional, em posição inferior aos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul.
Nas séries finais do Ensino Fundamental segundo os índices (Ideb 2011) o Rio Grande não alcançou a meta de 4,3, não evoluiu, parou na nota anterior de 4,1, colocando-se na 12ª posição, mais uma vez inferior aos estados do sul, da região centro-oeste e sudeste e até alguns nordestinos e nortistas
Nas séries iniciais do Ensino Fundamental a meta de 5,1 mal foi conseguida e mais uma vez teve nota inferior comparada a aqueles mesmos estados. A posição do Rio Grande foi a de oitavo colocado no ranking nacional.
No entanto, uma ressalva orgulhosa para os farroupilhenses. Farroupilha em termos de educação está desmembrada do Rio Grande do Sul.
O resultado do Ideb colocou Farroupilha, como rede municipal de ensino, em posição invejável no estado. As notas das escolas municipais farroupilhenses que somaram 5,4 foram superadas somente pelas escolas dos municípios de Boa Vista do Burica com 5,6; Campo Bom com 5,5 e Vitor Graeff também com 5,6. A rede municipal farroupilhense considerando-se em conjunto o ensino público estadual e municipal só ficou com um índice inferior a 13 municípios e empatou com a mesma nota (5,4) com quatro outros.
Afora isso, como se sabe a E.M. Santa Cruz foi a primeira colocada no estado com a média de 6,8 nas séries finais do Ensino Fundamental (da 5ª a 8ª série)
Outro destaque, a E.M. Oscar Bertholdo, a terceira melhor do estado nas séries iniciais (cinco primeiros anos do ciclo básico) com a excelente nota de 7,7. Registre-se ainda, que nas séries finais a escola do bairro Imigrante ficou com a segunda posição entre as escolas farroupilhenses, portanto um primeiro lugar nas séries iniciais e segundo nas séries finais. Excelente desempenho no Ensino Fundamental como um todo.
Interessante saber que o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas) traçou como objetivo ao país chegar ao índice 6 em 2021. Isso significa que a E.M. Santa Cruz está 10 anos na frente. Ainda, a escola de Nova Milano obteve o melhor índice com a notas para a 8ª série. Com 6,8 em 2011 subiu oito décimos em relação a 2009 o que faz a instituição ocupar a 17ª posição no ranking nacional, entre um pouco mais de 30 mil escolas avaliadas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário