quinta-feira, 8 de julho de 2010

Gaúcho reacionário

Sócrates, ex-jogador do Corinthians e seleção brasileira numa entrevista, a determinado jornal inglês (ao que parece The Guardian) perguntado sobre o ex- treinador da seleção Dunga, disse ser ele proveniente de uma região do sul do Brasil muito reacionária. Como Dunga é gaúcho, tido como reacionário, evidentemente que a região referida por Sócrates é o Rio Grande do Sul.
Conservadores gaúchos não gostaram da citação de Sócrates. Revoltados - como ser reacionário é a pior coisa do mundo - argumentaram sem muita consistência.
O Rio Grande é reacionário. A história conta isso. Episódios políticos constatam o reacionárismo. A Guerra dos Farrapos, com a revolta Farroupilha contra Império é um fato. O ditador Getulio Vargas durante 15 anos manteve uma ditadura no país. Na ditadura militar do golpe de 1964 três presidentes militares nasceram no Rio Grande do Sul: Costa e Silva, Medici e Geisel, sem falar no Figueiredo que andou por aqui apredendo a andar de cavalo. Isso tudo parece ser reacionarismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário