sexta-feira, 2 de julho de 2010

Incomodação

Todos devem conhecer aquela musiquinha infantil: um elefante incomoda muita gente; dois elefantes incomodam muito mais; três elefantes incomodam, incomodam ... e por ai vai. Uma vuvuzela que emita o grito de uma manada de elefantes, incomoda, incomoda, incomoda...Milhares de incomodações, pelas vezes soprada num estádio de futebol.
O grito do elefante é estridente de acordo com o seu porte descomunal. Ecoa pela selva, espalha-se pelos quatro cantos o que permite diminuir gradativamente sua intensidade. A vuvuzela nos estádios imita o grito do elefante em espaço restrito, o som agudo fica compactado, vibrante não tem como expandir-se O impacto sonoro é absorvido diretamente como um estampido pelo ouvido humano, o que parece ser a sensação do torcedor presente. Quem já teve oportunidade de presenciar uma solenidade de formatura sabe o quanto é intolerante e desagradável aquele som de corneta O torcedor que assiste ao jogo pela televisão sente-se também incomodado pelo som da vuvuzela. Ao fundo, na transmissão, aquele incomodativo som produzido por enxame de abelha.
Além do barulho insuportável, a vavuzela é antidemocrática e ditatorial. Não permite outras manifestações das torcidas, como a vaia, as palmas, os cânticos de incentivo, os gritos de guerra, xingamentos à arbitragem.
Houve um movimento querendo proibir o som da vulvuzela nos estádios, o que foi negado, por se tratar de uma questão cultural da África do Sul.Os costumes de uma nação vem de determinados hábitos durante gerações. Não parece ser, nada a ver com as vuvuzelas feitas de moderno material plástico. Aceitável seria a vuvuzela (na língua zulu, fazer barulho) de origem antiga, de tribos ancestrais sul-africanas, feita com o corno da pala-pala, um antílope africano, dessa forma autenticamente cultural. No entanto um esperto empresário por volta de 1990 a introduziu nos estádios em “nome da cultura”, um cornetão de um metro de plástico em diversas cores. Pretende exportá-la para o Brasil. Provável incomodação por aqui também.
É muita incomodação. Junte-se mais incomodação. Ver o ridículo e superado futebol das seleções da França e Itália. Assistir, por pura incomodação, o jogo entre Japão e Paraguai tão ruim que ficou no 0x0 durante 120 minutos, resolvido somente pela cobrança de pênaltis. Incomoda observar no time do Brasil com Felipe Melo e Michel Bastos, os dois que em determinada época colocaram o Grêmio na segunda divisão.
Todas essas incomodações serão esquecidas, vale até como regozijo o som de milhares de vuvuzelas com o Brasil hexa campeão do mundo.
*** ***
Simpatia, atenção. A partir da próxima segunda-feira, diariamente estarei postando no meu blog assuntos concernentes ao cotidiano. Valerá como uma crônica diária das questões mais palpitantes que a coluna semanal não pode abordar pela falta de espaço e a separação do tempo assuntos diários: falasimpatia.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário