sexta-feira, 16 de julho de 2010

O molusco

O nome é esquisito: Octopus vulgaris. Essa é a espécie dum polvo de oito pés e muito vulgar. O molusco da categoria dos cefalópodes, de nome Paul, mais feio que uma mocreia, com a aparência de necessidade de pobre, foi a celebridade sensação da Copa do Mundo. Que nada, Messi. Kaká, Cristiano Ronaldo, Maradona, Shakira, Larissa Riquelme, Mick Jagger. Nem mesmo a frívola bola Jabulani, as chatas e incomodativas cornetas vuvuzelas, mereceram mais atenção que Paul.
Paul ao que se sabe foi caçado em águas do mar britânico, depois conduzido a viver num aquário de uma cidade alemã. A notoriedade maior de Paul foi durante a Copa do Mundo. Muita gente desconhecia Paul e suas previsões. Enquanto brasileiros faziam previsões com astrólogos, numerólogos, jogos de cartas, búzios, os argentinos com seus bichos. Somente Paul. Tinha gente que já o conhecia. Na competição de seleções da Europa, a Eurocopa 2008, Paul já dava seus palpites para os jogos da Alemanha. Teve somente um erro, quando no jogo final dos mesmos espanhóis derrotaram os alemães. Por ter esses antecedentes - a capacidade das previsões – obrigaram Paul, a troco de comida, dar seus pitacos no mundial de futebol.
A cerimônia, de acordo com grau solene que cada torcedor queria envolvê-la, ou simplesmente ver o palpiteiro agir, diante de câmeras e curiosos, acontecia no interior do seu “modus vivendi”, no ambiente natural do bicho, ou seja, dentro de um aquário. O fato acontecia do seguinte modo: duas caixas eram colocadas dentro do aquário, repletas do prato favorito de Paul, mexilhões. Cada uma das caixas levava a bandeira das equipes a disputar o jogo. Paul, solto diante das caixas com a comida desejada à frente, escolhia uma, a qual seria, por sua representação, a equipe vencedora da partida.
Alguns afirmam que Paul sempre tinha tendência de buscar comida na caixa à direita. Discutível a questão do sentido. O fato indiscutível é de que nos sete jogos da equipe alemã acertou todos, inclusive o jogo final entre Espanha x Holanda, quando cravou como campeão o time espanhol. Embora vivendo na Alemanha Paul acertou quando a Sérvia venceu os alemães e quando estes perderam a classificação para o jogo final.
Paul teve uma efêmera celebridade, não em razão da comprovada capacidade de adivinhar, mas pelo pouco tempo de sua existência. A família Octopus Vulgaris vive no máximo três anos. O macho tem curto e trágico destino. Corteja, namora, chega a cópula e algum tempo depois morre. A fêmea não tem destino diferente. Semeia seus ovos e após a maturação e eclodirem, não tem mais um maior tempo de vida.
Pensavam em trazer Paul ao Brasil para substituir Ibope, DataFolha, Vox Populi e outros institutos afins em suas pesquisas eleitorais. Paul determinaria o vencedor da eleição. Ao que parece não haverá tempo. Paul já tem dois anos de vida.
*** ***

Nenhum comentário:

Postar um comentário