quarta-feira, 20 de julho de 2011

Preconceito

19/07/2011 09h17 - Atualizado em 20/07/2011 13h00
Brasileira eleita Miss Itália no Mundo é vítima de racismo em site nacionalista
Silvia Novais, de 24 anos, recebeu ofensas racistas em página na internet.
Moradora do interior de SP, ela avalia se fará queixa por injúria racial.
Kleber Tomaz
Do G1 SP
imprimir

Silvia com o namorado Maurício
(Foto: Divulgação / Arquivo Pessoal)
A brasileira Silvia Novais, modelo de 24 anos, 1,77 m e 55 kg, eleita na semana retrasada Miss Itália no Mundo 2011, passou a sofrer ataques racistas de grupos de intolerância pela internet desde que venceu o concurso na Europa como a mais bela descendente de italianos. Seu bisavô materno nasceu em Florença, mas isso não impediu que ela escapasse do preconceito.

Logo após superar outras 39 candidatas na final, no dia 3 de julho, em Reggio Calabria, Sul da Itália, Silvia teve sua foto como miss reproduzida em um fórum de discussão de um site internacional de nacionalistas brancos, alguns adeptos de Adolf Hitler e contrários à escolha dela como miss. Abaixo da imagem da baiana com a coroa e a faixa, foram feitas diversas ofensas racistas. Num dos insultos, ela foi xingada em inglês de “negra nojenta”. Também há comentários em português e em italiano.

“A disgusting negra can't be italian, maybe she has an italian grandfather of grandfather of grandfather...”, escreveu um dos membros do site Stormfront.org, em um dos comentários do fórum ‘Brasileira vence concurso Miss Itália no Mundo 2011’, iniciado em 10 de julho. Numa tradução livre para o português, ele disse: “A negra nojenta não pode ser italiana, talvez ela tenha um avô italiano do avô do avô ...”

Nenhum comentário:

Postar um comentário