terça-feira, 29 de março de 2011

A Presidenta

Fim do verão. Outono chegou e dali a pouco o inverno, na ordem natural das estações do ano. O verão austral, que é o nosso, teve seu solstício a partir de 21 de dezembro chegou ao seu final no recente dia 20 com o equinócio de outono. O nome esquisito de solstício significa temperatura quente, em que as mulheres se vestem com shortinhos mostrando roliças pernas, blusa tomara que caia deixando descobertos ombros bonitos e sensuais. O decote avançado mexe com a imaginação dos homens. A vestimenta pode ter a combinação de saias ou calças de cintura baixa apresentando umbiguinhos delicados e interessantes. Os pés calçam a confortável e popular rasteirinha.
Os homens nesse período usam folgadas bermudas, totalmente a vontade com camisetas tipo regata, os pés livres com chinelo de dedo.
Mas o fenômeno de nome equinócio, que significa início do outono, por conseguinte, fim do verão, influi também na programação de um grupo de rapazes. Ao longo dos meses de verão, das tardes claras e espichadas das sextas-feiras costumeiramente a rapaziada reunia-se após um dia estafante no escritório, em determinado lugar, o mesmo bar. Conversam sobre tudo, no entanto é proibido falar sobre trabalho. Não é permitido comentários do chato do chefe, nem do murrinha colega.
Numa das tardes de horário de verão a conversa animada ultrapassa o limite normal para o encerramento da dita cuja e a ida para casa.
De repente um celular toca. É atendido: Alô...Hô meu bem. Sim, sim, tudo bem.
O protagonista da ligação explica aos amigos que a rainha do seu lar o está chamando.
Conversa vai, conversa vem, mais um celular toca. Alguém atende e alguém se explica:
- Era a patroa informando de que está tarde.
Mais alguém se coça, celular na mão. Mostra-se mais macho que os demais.
- Olha digo eu. Estou aqui com meus amigões, tomando um cervejão...Ah... Como que é? Tá...tudo bem. Vou em seguida.
O falso machão com todos os olhares de surpresa a ele dirigidos tenta se explicar:
- É minha mulher avisando que está na hora do Jornal Nacional.
No grupo há solteiros. Um deles, como autêntico representante dos chauvinistas, discursa: “Vocês todos são babacas, verdadeiros palermas. É a verdade por tudo o que ouvi no atendimento aos celulares. Somos uma classe desunida. Nenhuma uma associação de homens desamparados. Não temos a capacidade de organização. Enquanto isso as mulheres tem até Dia Internacional o que é uma discriminação para nós. Falam em sexo frágil. Tem mulher trabalhando de servente de pedreiro, dirigindo ônibus e carretas. Coitadinhas são muito frágeis. O amigo disse que quem ligou foi a rainha do seu lar. Rainha coisa nenhuma. Imperadora, sim. Outro diz que quem ligou foi a patroa. Na verdade quem ligou foi a PATROA mesmo. Quer saber. Afinal vocês tem em casa uma presidenta. Na verdade são duas. A outra está em Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário